top of page
O Festival

Por que o cinema fascina as pessoas? Por que um filme tem a capacidade de fazer com que os espectadores vivenciem momentos de intensas emoções? Por que o cinema continua cativando cada vez mais as pessoas, seja lá com que se apresente?

 

Parte destas respostas estaria ligada à capacidade de transformação da linguagem cinematográfica que conseguiu assimilar os desafios de “seu tempo”. Desde o cinema mudo dos Irmãos Lumière até um filme com alta tecnologia como Avatar, a indústria cinematográfica ficou atenta às mudanças que o público vivenciava. As transformações socioculturais estavam expressas nas telas e ganharam impulso com as inovações tecnológicas que partiram do cinema mudo e hoje têm suas imagens digitais.

 

As câmeras, que outrora precisavam de operadores e ajudantes de operadores para serem manuseadas, hoje cabem dentro de um aparelho de telefone celular. Assim, a tecnologia popularizou ainda mais o cinema porque viabilizou a possibilidade de o público comum entender a linguagem imagética e expressar-se através dela.

 

Desse modo, é possível entender o porquê de sites como Youtube terem se transformado num canal mundial de expressão áudio visual e, consequentemente, terem aprimorado a qualidade do que se produz. Também, as câmeras de celulares se popularizaram e melhoraram sua qualidade, e, não obstante, as câmeras semiprofissionais já conseguem fazer vídeos que muitas vezes não percebemos diferença de outra profissional.

 

Assim, o diferencial se tornou a criatividade. A tecnologia cada vez mais tem de ser utilizada de modo a expressar um diferencial criativo. Todos têm o que dizer, mas somente aqueles que sabem fazê-lo de modo distinto são ouvidos. Com isso, se você for criativo, terá de um a dois minutos para dizer algo que tem de ser ouvido! Participe do Cineminuto – Festival Internacional de Microcinema!

 

Realização e Apoio

 Sobre

  • Facebook Round
  • Vimeo Round
  • YouTube Round
bottom of page